Algumas das histórias da mais tradicional feira agropecuária do Sul do Brasil estão reunidas na websérie Memórias da Expointer. A coletânea é uma produção da Jardine Agência de Comunicação e está sendo veiculada no canal da empresa no Instagram (@jardinecomunicacao). A proposta é resgatar relatos de jornalistas que cobrem e cobriram a feira ao longo dos anos e de pecuaristas e autoridades. O projeto marca a participação da Jardine na 48ª Expointer, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A websérie reforça a posição da agência de inovar na comunicação do agronegócio, uma marca de seus projetos que trazem ao setor referências externas e criativas do mundo da moda, das artes, da música e da tecnologia.
Entre as lembranças compiladas pela Jardine estão as de nomes como os jornalistas Ana Smith, Lizemara Prates, Telmo Flor, Fernando Albrecht, Nereida Vergara e Luciana Radicione. Entre os amigos e pecuaristas, a série também traz relatos de Tunico Fagundes, Odacir Klein, Fabiane Prates e Gabriel Barros, além de histórias da própria equipe Jardine, entre elas Carolina Jardine, Ana Esteves e Gisele Ortolan.
A iniciativa, explica a diretora da agência, Carolina Jardine, é um resgate dos relatos que todos os anos são contados e recontados pelas ruas do parque, mas que ninguém colocou no papel. “Há anos, alimento o projeto de reunir os colegas da imprensa em uma publicação de memórias da Expointer. A ideia é contar casos pitorescos do dia a dia de quem faz essa feira que está no coração dos gaúchos. Decidi que era hora de deixar de esperar o momento ideal e fazer acontecer”, admite.
Durante a Expointer 2025, a Jardine volta a Esteio em seu espaço no Boulevard do Pavilhão do Gado de Corte, conquista obtida de forma inédita no ano passado. Junto à Associação Gaúcha de Criadores de Gado Pardo-Suíço (AGPS), a agência recebe amigos e clientes e consolida um ponto de apoio para os colegas jornalistas que cobrem o setor. “A Casa da Jardine é um espaço da imprensa. Um local para trabalhar as pautas da feira e, também, para relembrar e criar novas memórias”, salienta Carolina.
Na Expointer 2025, a Jardine estará assinando a comunicação dos clientes Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Associação Brasileira de Brangus (ABB), Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Núcleo Brangus Sul, Lactalis Brasil, Parceria Leilões, Cabanha Soldera, Estância Luz de São João, Estância da Gruta, Rincon del Sarandy, Cabanha Recalada, Estância do Espinilho, Parceria Genética, La Coxilha, Sossego Angus e Brangus e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Costa Doce.
Crédito da foto: Carolina Jardine